Translate

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Mantiqueira Training Camp - Pedra do Baú


Está chegando mais um Mantiqueira Training Camp
Como um dos pentelhos que aparecem pra atazanar os meninos de São Bento toda vez, desde o primeiro evento, cabe a mim dar algumas dicas a você, sim, você mesmo que está indo pra SBS pela primeira vez.

Para começar, a primeira coisa que você precisa saber é que em São Bento não existe trecho plano. Ou você está subindo, ou você está descendo.
Para ir à padaria você provavelmente vai acumular uns 650m de desnível positivo. Deixe essa informação se fixar na sua cuca por um instante...
Tá vendo algum trecho plano aí?
Agora vamos lá.

Na hora de escolher o percurso (curto, médio ou longo) leve em consideração que os quilômetros mentem.
Um treino de 20km em São Bento é muito mais que um treino de 20km (será que os km de São Bento são como os km mineiros, "logo ali, tirin-di-spingarda"?).

Lembro a primeira vez que fui treinar com os meninos de SBS antes mesmo de o grupo se oficializar como Mantiqueira Trail Run. Como já havia feito uma prova em SBS antes, achei que já manjava dos paranauês todos e escolhi o percurso longo (20km na época). Sabe de nada, inocente!

Primeiro treino em SBS - acabados, mas felizes.
E ainda faltava metade do treino! rs
Rapaz... foi sofrido! Foram 5 horas e pouquinho pra completar esses 20km!
Mas a paisagem, a companhia e todo o resto foram espetaculares, então prometi que voltaria mais treinado para um próximo treino.

Treinei bastante, amadureci no esporte e 9 meses depois, lá estávamos nós para mais um treino. Dessa vez escolhemos o percurso conhecido como a Volta do Infinito, com 32km de puro sadismo, trilhas fantásticas e visuais de tirar o fôlego.

Claro que levamos outra surra da montanha e fizemos os 32km em 7 horas e 30!

Sorrindo após apanhar do Morro do Infinito
Enfim, apanhamos outra vez, mas nos apaixonamos de vez pela região. E, desde então, não perdemos os treinos da turma da Mantiqueira por nada.

Introdução feita, vamos às dicas:

- escolha uma distância que te permita usufruir do visual e da companhia. Será puxado de qualquer forma, mas o sofrimento é opcional. Faça uma avaliação sincera do seu desempenho e escolha uma distância que te deixe com "gostinho de quero mais" ao invés de "gostinho de nunca mais"!

- leve água e comida para mais tempo do que você espera concluir o treino. Se acha que vai fazer em 2h, leve comida pra 3h... Se acha que vai levar 3h, leve pra 4h30/5h e assim vai. Ainda que o percurso preveja algum ponto de abastecimento, é prudente já iniciar o treino com água o suficiente para todo o trajeto. Você nunca sabe quanto tempo vai levar para atingir o ponto de apoio. Um mísero quilômetro pode demorar 40 minutos... rs

- leve kit de primeiros socorros, corta vento, vara de marmelo, etc, etc... é melhor prevenir que remediar?

- se tiver, use tênis próprio para trilha. Não é essencial, mas vai te dar mais segurança nas partes mais técnicas do percurso. E por falar em trilhas, São Bento tem para todos os gostos. Não vou estragar a surpresa descrevendo cada uma delas, mas fique ciente que após o Camp você nunca mais vai ouvir  "Deus Me Livre" e "Chico Bento" e afins com os mesmos ouvidos.

- com relação ao ritmo, o grupo vai acabar se separando em subgrupos ao longo do treino, de acordo com o ritmo e preparo dos integrantes, mas o ideal é que todos comecem e terminem o treino juntos. Para isso, é importante respeitar a orientação dos guias de cada percurso. Nesse caso, a maior preocupação não é com os fecha-trilhas, que sempre estarão amparados por um guia. A preocupação é mesmo com os ligeirinhos do grupo que, na ânsia de roubar uma coroa no Strava,  podem acabar se perdendo e prejudicando todo o grupo.

- Prepare-se para uma experiência completa. Além de o treino ser bastante técnico e exigente, o Camp ainda explora o lado social e cultural da corrida de montanha. Abra a mente, tire as máscaras e se jogue na roda de viola, nos contos de terror, na culinária local e no que mais aparecer. É uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e agregar novos conhecimentos.

- Prepare-se ainda mais para a hora de dizer tchau. Essa é a parte mais sofrida de todos os treinos de São Bento. A atmosfera, a descontração, as amizades e as trilhas tornam a dor da partida bem intensa! Mas não se desespere, sempre vai haver mais um Camp!

P.S.: Caso essa seja sua primeira experiência fora do asfalto, recomendamos a leitura desse outro texto também.

Nenhum comentário: